Cabelos descoloridos – cuidados essenciais

cabelos-descoloridos

Cuidar de cabelos descoloridos não é apenas uma vaidade, mas uma necessidade. Você possui ou pretende ter? Vou comentar algumas dicas que podem ser úteis, de acordo com a minha experiência.

Cabelo castanho ou preto, para o loiro descolorido

Saiba que tem todo um cuidado preparatório com os fios antes de passar pelo processo químico. Seu cabelo ficará extremamente seco e danificado, e a partir desse momento, os cuidados serão praticamente diários para o cabelo ser bonito e saudável. Além disso, é importante também ter noção de quanto mais claro o tom, mais quebrado e seco ele fica, sendo necessário mais cuidados para deixá-los bonitos no dia a dia. Então, quanto mais platinado (branco) for, mais trabalho você vai ter.

  • Uma semana antes da descoloração capilar:  procure deixar seu cabelo bem hidratado e nutrido. E quando for um a dois dias antes do procedimento, lave o cabelo com shampoo e condicionador com função de RECONSTRUIR os fios. E super recomendo utilizar uma máscara também, ela fará toda a diferença. É legal fazer isso pois seu cabelo vai ficar mais firme, e não sofrerá tantos danos no dia com ressecamento e quebra.
  • Não faça tudo em uma só vez: Se o seu desejo é ficar bem loira, uma mudança radical, tente segurar um pouco a ansiedade. O ideal é que você vá fazendo (luzes, californiadas, ombré hair, seja o que for) aos poucos. Primeiro, porque seu cabelo vai mudar muito de estrutura, e além dele dar uma boa piorada por um período, talvez o tom não se acerte de primeira. Além disso, quem costuma radicalizar de um dia para o outro, pode tomar um susto e não gostar do resultado final.
  • Não retoque em datas próximas: Aqui é algo muito comum de acontecer. Ás vezes a pessoa se empolga e depois do primeiro processo químico, já quer descolorir mais, fazendo no mês seguinte ou mesmo na semana seguinte. Gente, não pode! Isso detona muito o cabelo, principalmente se você ainda estiver  pegando o jeito de cuidar. Se você fazer muitos procedimentos seguidos, seu cabelo ficará muito seco, quebrado, e até… elástico! Tomem muito cuidado, porque se o cabelo ficar elástico ai você irá entrar em desespero. Eu faço descoloração duas vezes por ano. Gosto de fazer bastante, então dou um tempo bem longo de uma data da outra. Se você fazer pouco, acho três vezes válido, mas se você já reparar que seu cabelo não ta legal… melhor nem fazer e esperar mais.

Já sabe o tom e a quantidade que vai descolorir? Hora de escolher o salão ideal.

Não faça em casa: se tornar loira não é simples, os cuidados são grandes. Eu por exemplo amo meu cabelo, então se meu cabelo não fica legal, eu não tô legal. Por isso sempre que quero descolorir vou num salão muito bom e com a mesma pessoa. Pra isso eu não tenho dó de gastar dinheiro, é um investimento meu mesmo! Fazer em casa é um risco muito grande, seu cabelo pode ficar laranja por exemplo :P.

Olha eu toda linda... OMG não pera...

Olha eu toda linda… OMG não pera…

Você decidiu não cagar no cabelo rsrs… ufa! Bom, cabelo descolorido tem que ter um cronograma capilar. Mas o que é esse cronograma?

Não é dificíl, mas exige tempo e algumas vezes, produtos mais carinhos. O cabelo descolorido tem que repor com frequência a nutrição, hidratação, reconstrução e tonalização dos fios. A tonalização não é um item de obrigação, este é mais para manter o tempo do tom e a cor do loiro da primeira aplicação feita no salão (os cabelereiros aplicam tonalizante quando vão enxaguar seu cabelo, logo em seguida dos fios terem sido descoloridos), esse passo por exemplo eu não coloco no meu cronograma, não faço questão porque até gosto quando meu cabelo fica mais loiro platinado. Agora, nutrir, hidratar e reconstruir é obrigação.

Então, meu cronograma capilar por exemplo é o seguinte:

  • Um a dois dias antes de descolorir os fios: shampoo, condicionador e máscara de reconstrução.
  • Durante uma semana após a descoloração: shampoo, e condicionador hidratante e máscara de reconstrução.
  • Duas semanas logo após a descoloração: durante a semana, utilizo shampoo e condicionador hidratante, e no domingo shampoo e máscara reconstrutora, finalizando com condicionador hidratante.
  • Na semana seguinte: durante a semana shampoo e condicionador hidratante, e uma máscara de hidratação no domingo.
  • O cabelo também precisa de nutrição. Então eu tenho um shampoo e condicionador para usar durante a semana, que as vezes troco pela hidratação. Mas a máscara que uso no fim de semana é sempre de hidratação ou reconstrução. Se você puder investir em uma máscara de nutrição, então acrescente no revesamento.
OMG, A LISTA NÃO ACABA.

OMG, A LISTA NÃO ACABA.

Pode parecer confuso para quem não use o cronograma. Mas é mais uma dica pra você não se perder nos cuidados, não precisa ser feito exatamente assim, você pode montar o seu. O importante mesmo é você entender qual produto certo o seu cabelo precisa a cada semana, para ele estar o mais saúdavel possível. Nenhum cabelo vive apenas de reconstrução, ou mesmo hidratação. Cada um tem uma necessidade a mais, e você tem que ir aprendendo e notando qual é o seu cronograma. Afinal, cada um tem uma rotinha.

Viu como é trabalhoso? São muitos cuidados, mas se você se comprometer e tiver paciência, vai ver que funciona. Abaixo vou colocar um “plus” de produtos a utilizar, mas o essencial já citei no texto acima.

  • Desamarelador de cabelo: Você pode optar por um kit completo (shampoo, condicionador e máscara), mas sinceramente não acho necessário se seu cabelo não for platinado. Eu por exemplo uso apenas um shampoo, e raramente. Geralmente esse tipo de produto dá uma leve ressecada no cabelo, então não é legal usar sempre. No verão que ele acaba sendo mais útil, pois cabelo descolorido pode ficar verde quando entra em contato com o cloro da piscina, e esse tipo de produto ajuda na limpeza, deixando os fios loiros novamente.
  • Óleo para as pontas: geralmente esses produtos são nutritivos, então evitam ressecamento e pontas duplas se usados regularmente. Óleo de argan costuma ser mais potente, então deixa o cabelo extremamente liso e macio. Só tome cuidado para a raiz do cabelo não ficar oleosa.

 

Recomendação de marcas

Eu utilizo produtos desde os mais baratos aos caros. Eu acabo fazendo uma mescla sempre, porque certos produtos eu vejo diferença gastando mais. A marca que eu mais gosto é a l’oreal, tanto os mais baratos, quanto os mais caros. É a marca que confio e nunca tive problema, e tem desde o baratinho até o super hiper caro. Os mais comuns você encontra em supermercados e farmácias, no meu caso, eu os uso durante a semana. Os mais profissionais você encontra em salão de beleza ou ainda pode encomendar em sites de cosméticos. Importante ressaltar que a l’oreal é um grupo, ou seja, ela tem diversos produtos e linhas de diversas marcas: l’oreal, redken e kerástase são algumas. E são essas três que confio e recomendo.

Não recomendo

Algumas podem discordar, mas eu não tive uma boa experiência com as marcas Seda, Dove, Pantene e Vizcaya. Eles são bem fraquinhos, parece que não tem muitos nutrientes. Os da seda e vizcaya deixam os cabelos mais ressecados, eu não sinto que eles limpam nem hidratam. O dove é bom até um certo tempo de uso, mas a l’oreal tem uma faixa de preço semelhante e é bem melhor. E a pantene puts… cabelo emoliente mas raiz beeeeem oleosa, aparência de cabelo sujo.

Fiz um apanhado geral sobre os cuidados que as loiras devem ter. Então se você busca um dia se tornar uma, se informe bastante e veja se está disposta a ter tanto trabalho. Afinal, do que adianta você mudar a cor do cabelo, mas deixar ele ressecado, palha, e sem vida? Busque suas saluções, veja o quanto está disposta a gastar e organize-se.